quarta-feira, 28 de março de 2012

2012 - Ano novo, grupo novo e objetivos renovados.

Olá, pessoal.

Começou mais um ano letivo na Federal, agora o quarto e último (se tudo der certo), e com esse novo ano vieram mudanças no nosso grupo.

O Ricardo teve de ir para o grupo JAM por uma mudança no número de alunos da nossa sala e, pelo mesmo motivo, o grupo Ponto Jar agora tem como novo integrante o Thiago, que era do grupo WiC.

Sendo assim, os integrantes do grupo Ponto Jar, em 2012, são:
Arthur, Gabriel Negrelli Garcia (eu), Gabriel Rodrigues Guaiato, Heloisa e Thiago.

E para esse ano já temos um projeto a ser desenvolvido, dessa vez para a matéria de PDS, ministrada pelos professores Ivan e Renato.

Depois de refletir sobre nossas experiências passadas e de apresentar aquilo que foi feito para o Thiago, o grupo decidiu dar continuidade ao projeto do ano passado, o jogo “Gragh - The Renewal”, dessa vez passando de uma aplicação Web (desenvolvida com GWT) para uma aplicação desktop que permita jogabilidade on-line.

Na última quinta-feira, dia 22/03/2012, nosso grupo apresentou para os professores e para a sala nossa nova proposta de projeto.


O jogo continuará com a mesma mecânica básica, onde o jogador tem um canhão capaz de lançar planetas e tem como objetivo fazer com que esses planetas orbitem estrelas espalhadas pelo mapa. Por esse motivo, poderemos reaproveitar a Física desenvolvida para o projeto antigo e nos focar em simplificar a jogabilidade e acrescentar novos itens, expostos a seguir:

Para o jogo em geral:
  • Nova interface gráfica;
  • Tela de abertura com fundo animado, onde haverá estrelas, planetas e asteróides, de modo a chamar a atenção do jogador;
  • Novo editor de mapas, que permita que o desenvolvedor teste as fases em tempo real;
  • Novas imagens de planetas, estrelas e canhões;
  • Sistema de Ranking:
    • Para o singleplayer será baseado nas pontuações por fase;
    • Para o multiplayer será baseado no número de vitórias e derrotas.
  • Animação para explosões, lançamento de planetas, etc.
  • Música para tocar durante o jogo;
  • Mapa de seleção de fases onde cada uma delas será representada por um sistema planetário. Aquelas que puderem ser jogadas terão seu símbolo colorido, e as que não puderem terão seu símbolo em escala de cinza.
    • Para escolher uma fase, o jogador controlará uma nave que andará livremente pelo mapa.
  • Fases de tutorial para que o jogador se acostume com a jogabilidade;

  • O modo multiplayer em si;
  • Implementação das armas que haviam sido propostas ano passado:
    • Explosão de supernova (flash na tela para que um jogador atrapalhe aos demais);
    • Lançador de poeira cósmica (efeito visual para bloquear parcialmente a visão dos demais jogadores);
    • Capturador e lançador de buracos negros, asteróides e estrelas;

Extras (caso o tempo de desenvolvimento permita):
  • Sistema de arrecadamento de moeda do jogo (Singleplayer);
  • Escolha de canhões e planetas para o jogador (Multiplayer);
  • Buracos de minhoca para rápida movimentação pelo mapa (Ambos os modos de jogo);

As tecnologias (básicas) que serão empregadas esse ano são
  • Java SE;
  • Java EE (JPA e Web Service);
  • JBox2D (para a física);
  • Subversion (para controle de versões);
  • Banco de dados MySQL rodando no lado servidor.

Mais detalhes iniciais sobre o nosso projeto podem ser encontrados no documento que foi entregue aos professores ou na apresentação de slides, que podem ser encontrados em:

Documento do projeto:

https://docs.google.com/document/d/1yEMqASSSPaRA00K5EQ1YBqzSBqYz93ZPCTYHzbbmeAo/edit

Apresentação de slides:

https://docs.google.com/presentation/pub?id=1ljWws7ZISMMufP079C0d0HSDBqLtdRtLzPS_uPIFxIY&start=false&loop=false&delayms=30000

Por enquanto é isso, pessoal.

Sei que foi um post com bastante texto, mas os próximos terão mais imagens a medida que o jogo for sendo desenvolvido.

Até logo,
Gabriel Negrelli Garcia.





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