Começou mais um ano letivo na Federal, agora o quarto e último (se tudo der certo), e com esse novo ano vieram mudanças no nosso grupo.
O Ricardo teve de ir para o grupo JAM por uma mudança no número de alunos da nossa sala e, pelo mesmo motivo, o grupo Ponto Jar agora tem como novo integrante o Thiago, que era do grupo WiC.
Sendo assim, os integrantes do grupo Ponto Jar, em 2012, são:
Arthur, Gabriel Negrelli Garcia (eu), Gabriel Rodrigues Guaiato, Heloisa e Thiago.
E para esse ano já temos um projeto a ser desenvolvido, dessa vez para a matéria de PDS, ministrada pelos professores Ivan e Renato.
Depois de refletir sobre nossas experiências passadas e de apresentar aquilo que foi feito para o Thiago, o grupo decidiu dar continuidade ao projeto do ano passado, o jogo “Gragh - The Renewal”, dessa vez passando de uma aplicação Web (desenvolvida com GWT) para uma aplicação desktop que permita jogabilidade on-line.
Na última quinta-feira, dia 22/03/2012, nosso grupo apresentou para os professores e para a sala nossa nova proposta de projeto.
O jogo continuará com a mesma mecânica básica, onde o jogador tem um canhão capaz de lançar planetas e tem como objetivo fazer com que esses planetas orbitem estrelas espalhadas pelo mapa. Por esse motivo, poderemos reaproveitar a Física desenvolvida para o projeto antigo e nos focar em simplificar a jogabilidade e acrescentar novos itens, expostos a seguir:
Para o jogo em geral:
- Nova interface gráfica;
- Tela de abertura com fundo animado, onde haverá estrelas, planetas e asteróides, de modo a chamar a atenção do jogador;
- Novo editor de mapas, que permita que o desenvolvedor teste as fases em tempo real;
- Novas imagens de planetas, estrelas e canhões;
- Sistema de Ranking:
- Para o singleplayer será baseado nas pontuações por fase;
- Para o multiplayer será baseado no número de vitórias e derrotas.
- Animação para explosões, lançamento de planetas, etc.
- Música para tocar durante o jogo;
- Mapa de seleção de fases onde cada uma delas será representada por um sistema planetário. Aquelas que puderem ser jogadas terão seu símbolo colorido, e as que não puderem terão seu símbolo em escala de cinza.
- Para escolher uma fase, o jogador controlará uma nave que andará livremente pelo mapa.
- Fases de tutorial para que o jogador se acostume com a jogabilidade;
- O modo multiplayer em si;
- Implementação das armas que haviam sido propostas ano passado:
- Explosão de supernova (flash na tela para que um jogador atrapalhe aos demais);
- Lançador de poeira cósmica (efeito visual para bloquear parcialmente a visão dos demais jogadores);
- Capturador e lançador de buracos negros, asteróides e estrelas;
Extras (caso o tempo de desenvolvimento permita):
- Sistema de arrecadamento de moeda do jogo (Singleplayer);
- Escolha de canhões e planetas para o jogador (Multiplayer);
- Buracos de minhoca para rápida movimentação pelo mapa (Ambos os modos de jogo);
As tecnologias (básicas) que serão empregadas esse ano são
- Java SE;
- Java EE (JPA e Web Service);
- JBox2D (para a física);
- Subversion (para controle de versões);
- Banco de dados MySQL rodando no lado servidor.
Mais detalhes iniciais sobre o nosso projeto podem ser encontrados no documento que foi entregue aos professores ou na apresentação de slides, que podem ser encontrados em:
Documento do projeto:
https://docs.google.com/document/d/1yEMqASSSPaRA00K5EQ1YBqzSBqYz93ZPCTYHzbbmeAo/edit
Apresentação de slides:
https://docs.google.com/presentation/pub?id=1ljWws7ZISMMufP079C0d0HSDBqLtdRtLzPS_uPIFxIY&start=false&loop=false&delayms=30000
Por enquanto é isso, pessoal.
Sei que foi um post com bastante texto, mas os próximos terão mais imagens a medida que o jogo for sendo desenvolvido.
Até logo,
Gabriel Negrelli Garcia.
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